Cacism tem planos para retomar a Feisma ainda em 2026 em Santa Maria

Cacism tem planos para retomar a Feisma ainda em 2026 em Santa Maria

Foto Vinicius Becker

Uma ideia é fazer a Feisma no novo centro de eventos do CDM, que está inacabado.

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) vai criar uma comissão em março para avaliar os custos e a viabilidade de retomar a Feisma em 2026, após sete anos sem a realização da principal feira da cidade. A última Feisma foi em 2019, mas o evento deixou de ser realizado por conta da pandemia da Covid-19 e, depois, pela falta do PPCI no Centro Desportivo Municipal (CDM). Como o plano de combate a incêndio foi aprovado em 2025 pelos bombeiros, agora a Cacism tem planos de realizar a feira em 2026, mas no espaço do novo Centro de Eventos do CDM. Porém, isso ainda precisará ser discutido em futura reunião com a prefeitura, já que será preciso um convênio para o uso do Centro de Eventos ou dos ginásios do CDM.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


– Vamos ver a questão de custo, de prováveis receitas para ver se existe a viabilidade financeira ou não de fazer a feira. Tem uma data limite para bater o martelo, se vai ter Feisma ou não e quando seria o lançamento da venda de estantes. Temos de decidir isso sete meses antes do evento, para dar tempo – disse o presidente da Cacism, Andrei Lacerda.


Segundo ele, não há data prevista, mas provavelmente será mais para o final do ano:


– A gente vai estipular uma data, mas hoje a gente não tem data nenhuma para afirmar. Eu não posso afirmar nenhum tipo de data, nenhum tipo de prazo, nada, porque essa comissão está sendo montada. Se ocorrer, seria mais ou menos nessa data, de novembro, mas a gente tem algumas limitações por causa da eleição. Então, teria que ver como e quais são, até pedir para o jurídico dar uma olhada nisso, pois havendo ou não patrocínios, a gente tem que ver se pode ou não ser no período da eleição.

 

PPCI do CDM é oficialmente entregue e abre caminho para retomada de grandes eventos como a Feisma em Santa Maria

Além de 10 anos sem Carnaval de Rua, Santa Maria segue sem Feisma e Expofeira


Diante das dificuldades financeiras da prefeitura, que já atrasou salários dos servidores no final de 2025, a Cacism não pretende pedir apoio financeiro do município, como ocorria em edições anteriores. Por outro lado, será um desafio para realizar a feira, pois os recursos da prefeitura ajudavam a bancar os gastos principais. O restante vinha de patrocínios e da venda de estandes e de ingressos.


Questionado sobre a possível retomada da Feisma, o prefeito Rodrigo Decimo disse que seria muito importante para a economia local. Mas Decimo admite que, diante das limitações orçamentárias, o Executivo não deve ter verbas para repassar para a realização da feira. O prefeito cogita apoiar de outras formas, que não gerem tantos custos ao município, como no apoio à realização dos shows.

Quanto às verbas públicas, o presidente da Cacism diz que o foco é contar com apoio de patrocínios de bancos, como nas edições anteriores.

– Não vamos pedir ajuda financeira para a prefeitura porque a gente sabe da crise que o município está passando. Mas toda ajuda, se vier, será bem-vinda – disse Lacerda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cacism tem planos para retomar a Feisma ainda em 2026 em Santa Maria Anterior

Cacism tem planos para retomar a Feisma ainda em 2026 em Santa Maria

Detran gaúcho confirma que, em breve, acabarão as balizas nas provas de CNH Próximo

Detran gaúcho confirma que, em breve, acabarão as balizas nas provas de CNH

Deni Zolin